Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deOliveira, Joana Raquel Araújo2025-01-142025-01-142024-12-20http://hdl.handle.net/10400.26/53787O presente estudo teve como objetivo principal analisar o perfil do consumidor de bebidas espirituosas, com foco específico nos licores artesanais, e identificar os fatores que influenciam as suas decisões de compra. Utilizou-se um inquérito por questionário para recolher dados sobre o comportamento do consumidor e as suas atitudes em relação ao produto e as preocupações com sustentabilidade, saúde e bem-estar e sentimento de ser único (need for uniqueness). Os resultados indicam que as preocupações com a saúde e o bem-estar, bem como a orientação pela sustentabilidade, e o sentimento de ser único (need for uniqueness) mostraram-se fatores significativos que afetam as escolhas dos consumidores. Estes insights são valiosos para a indústria de bebidas espirituosas, especialmente para os produtores de licores artesanais, que podem desenvolver estratégias de marketing mais eficazes focadas nesses aspetos. A elevada escolaridade dos consumidores sugere que campanhas informativas e educativas podem ser particularmente eficazes. Este estudo contribuiu para uma melhor compreensão do perfil do consumidor e dos fatores que influenciam as suas decisões de compra, e oferece uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias de marketing direcionadas.porComportamento do consumidorBebidas espirituosasSustentabilidadeSaúde bem estarNeed for uniquenessAs preocupações do consumidor e as decisões de compra de bebidas espirituosas artesanaismaster thesis203799208