Cunha, AdelinoGoulão, Ana Filipa Mouro Gomes de Melo2022-02-142022-02-142022-01http://hdl.handle.net/10400.26/39310A presente dissertação propõe-se analisar como se caracterizam as peças de Design de Comunicação e a sua importância quando utilizadas no contexto de uma pandemia, na medida em que da sua eficácia comunicativa depende uma boa execução das medidas de segurança e saúde pública. Tendo em vista analisar se os cartazes produzidos para comunicar informações importantes durante a pandemia COVID-19 seguem e cumprem os princípios de Design Gráfico; se comunicaram de modo eficiente; e se a sua mensagem e de a cor e a tipografia escolhida foi a mais correta, de modo a assegurar a sua compreensão pela população em geral; procedeu-se à formação de um corpus de análise constituído por 33 peças utilizadas em 24 países para determinar o impacto das estratégias de comunicação em períodos de máxima exigência informativa.This dissertation intends to analyze how Communication Design pieces are characterized and their importance when used in the context of a pandemic, insofar as far as their communicative effectiveness depends on a good execution of public health and safety measures. With a view to analyzing whether the posters produced to communicate important information during the pandemic follow and comply with the principles of Graphic Design; if communicated efficiently; and if their message and the color and typography chosen was the most correct, in order to ensure their understanding by the general population; an analysis corpus was created, comprising 33 pieces used in 24 countries to determine the impact of communication strategies in periods of maximum information demand.porDesign GráficoDesign de ComunicaçãoComunicaçãoCOVID-19A importância do Design e da Comunicação em contexto de Pandemiamaster thesis202940535