Oliveira Pires, Ana Luisa2019-06-242019-06-242018Pires, A. L. de O. (2018). Estratégias de investigação em formação inicial de educadores e professores em Portugal: reinventando Paulo Freire nas práticas educativas. In II Congresso Internacional Paulo freire: o legado global (pp. 1-12). Belo Horizontes: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.978-85-90714-1-6http://hdl.handle.net/10400.26/28999A reflexão que se apresenta decorre da experiência da autora enquanto docente na formação inicial de educadores e professores numa Escola Superior de Educação da rede nacional de ensino superior público em Portugal. Apresentam-se as estratégias de investigação/pesquisa desenvolvidas no curso de licenciatura em Educação Básica e as suas intencionalidades, procurando contribuir para a valorização do papel da investigação/pesquisa na formação dos educadores e professores, e homenageando Paulo Freire. As possibilidades de reinvenção do pensamento de Paulo Freire são ilimitadas, considerando que em cada contexto e em cada situação será sempre possível (re) interpretar e (re)visitar as suas ideias fundadoras, tanto na perspectiva epistemológica, como política e pedagógica.porFormação inicial de educadores e professoresInvestigação em educaçãoEducação problematizadoraDialogicidadeColaboraçãoEstratégias de investigação em formação inicial de educadores e professores em Portugal: reinventando Paulo Freire nas práticas educativasconference object