Domingos, CatarinaVieira, Paulo Ricardo Gomes2022-07-142022-07-142022-06-06http://hdl.handle.net/10400.26/41335É cada vez mais importante a literacia alimentar do consumidor português sobre a importância do consumo de produtos alimentares de origem vegetal, promovendo uma alimentação equilibrada e saudável em termos nutricionais, com foco na saúde e bem-estar, respeitando todas as questões inerentes à ética relativa ao bem-estar animal e ambiente, com implementação de políticas de segurança alimentar e com produtos que possuam um sabor elementar que, em conjunto, proporcionem uma experiência capaz de aumentar a predisposição de compra dos consumidores portugueses para este tipo de produtos alimentares. Ao mesmo tempo, interessa perceber a conjuntura atual, em termos económicos, sociais, saúde pública e de perspetivas futuras e também perceber a evolução que a indústria alimentar portuguesa tem tido ao longo do tempo. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber os hábitos, preferências e motivações do consumidor português face a bebidas vegetais, para que se possa avaliar, posteriormente, a pertinência da introdução de uma nova bebida vegetal com cereais matinais, no mercado. Nesse sentido, foram estudadas categorias de produtos similares: bebidas vegetais, cereais matinais e snacks (uma vez que o novo produto poderá encontrar aqui enquadramento). Face a este objetivo geral delineou-se um conjunto de objetivos específicos que foram analisados bibliograficamente, salvaguardando o estado da arte. As hipóteses analisadas foram testadas através de um questionário online, recolhidas de uma amostra de 302 pessoas, da população residente em Portugal. A sua posterior análise permitiu então caracterizar o consumidor português para a compra de uma bebida vegetal com cereais matinais. Esta investigação permitiu ainda contribuir com dados para futuras investigações académicas e ser uma investigação aplicada para indústria alimentar, em particular para a inovação e desenvolvimento de novos produtos e estratégias de marketing.porProdutos alimentaresBebidas vegetaisCereais matinaisSnacksSaúde e bem-estarÉtica e ambienteSegurança alimentarQualidadePreçoA caracterização do consumidor português para a compra de uma nova bebida vegetal com cereais matinaismaster thesis203034988