Silva, Maria Alcina Velho Dourado daRuivo, Maria Alice GoisRamos, BernardoPICOITO, CÉLIASerralha, F. N.Angelino, F J ACaria, HelenaVinagre, JoãoPires, JoséPereira, Nuno2024-02-192024-02-192023Dourado, A., Ruivo, A., Ramos, B., Picoito, C., Serralha, F. N., Angelino, F., Caria, H., Vinagre, J., Pire, J., & Pereira, N. (2023). Aprendizagem com base em processos de cocriação: O exemplo do DEMOLA® no Instituto Politécnico de Setúbal. In M. Carregeta et al. (eds), E-book CNaPPES.22 – 8.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp. 226-232978-989-35129-3-7http://hdl.handle.net/10400.26/49902Assistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se avizinham. Neste artigo procede-se à apresentação, de forma sumária, da participação de um grupo de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal no Projeto DEMOLA®. Apresentamos os objetivos, a constituição das equipas e a metodologia de trabalho estabelecida. Descrevemos as principais fases que constituem o desenvolvimento do projeto no âmbito do IPS e os resultados que obtivemos da análise de todas componentes (formação estudantes, docentes, desafios com as empresas/ organizações e perceções de toda a equipa). Salientam-se o desenvolvimento de competências instrumentais (Canva, Miro, PESTLE, Portefólio); competências científicas/pedagógicas (Trabalho em Equipa, Abordagem Multiprofissional, Processos de Cocriação, Design Thinking, Pesquisa, Facilitação, Pensamento Disruptivo e Coconstrução, entre outros); e situações de “win-win”, ou melhor “learn-learn” entre facilitadores e estudantes, inovação, intergerações, sustentabilidade e liberdade de pensamento.porDemolaCocriaçãoAprendizagemDesign ThinkingAprendizagem com base em processos de cocriação: o exemplo do DEMOLA® no Instituto Politécnico de Setúbalbook part