Marques, EliasLopes, Diogo2017-12-042017-12-042013-11-20http://hdl.handle.net/10400.26/19602os jogos de Tabuleiro são artefactos que acompanham a humanidade desde as civilizações mais antigas. Objetos de coleção, entretenimento e de educação, são também simula- ções de práticas sociais. Ao longo da evolução tecnológica, os Jogos de Tabuleiro tornaram-se visualmente complexos, utilizando diferentes mecanismos gráficos para comunicar com o jogador a sua mecânica de jogo. A existência de vários símbolos/signos gráficos no objeto de estudo, torna possível a sua integração como tema de investigação no campo de trabalho do Design de Comunicação, na medida que a sua função é essencial, para que a mecânica do jogo possa ser entendida e operacionalizada corretamente pelos indivíduos. Deste modo, o tabuleiro de um jogo é um suporte gráfico, com o qual o jogador interage e onde a informação da mecânica é transmitida visualmente através de um pequeno conjunto de regras. Este suporte, comporta necessariamente um conjunto de elementos visuais que tornam a mensagem visível, sendo esta constituída por várias camadas de informação. A investigação apresentada neste documento incide precisamente nestes layers. O presente trabalho encontra-se divido em três fases: a fase inicial consiste na pesquisa das referências históricas do tema. A segunda fase procura compreender as mecânicas subjacentes aos jogos, e os elementos que o definem como jogo de tabuleiro. A terceira e última fase reflete a confluência da primeira e da segunda etapa da presente pesquisa, correspondendo à observação, registo e análise de um grupo de jogos com o intuito de compreender o seu funcionamento sob o ponto de vista visual, adquirindo informação através da desconstrução e análise visual dos jogos. O objetivo é analisar e identificar os sistemas de comunicação visual que os Jogos de Tabuleiro Proprietários contêm. Nesta perspetiva, pretende-se que este projeto de investigação não só proporcione uma ampla compreensão dos Jogos de Tabuleiro como objetos de design, mas também que demonstre a análise desconstrutiva dos objeto de estudo assim como a identificação e definição dos seus sistemas visuais.porAnálise desconstrutivaComunicação visualEstruturas gráficasJogos de tabuleiroMecânica de jogoJogos de Tabuleiro - estudo dos sistemas visuaismaster thesis201000326