Abreu, MargaridaSilva, AlcioneNilza Caldevilla, Maria2020-03-202020-03-202016978-989-96103http://hdl.handle.net/10400.26/31808Introdução: Os programas psico-educacionais têm sido amplamente recomendados como estratégia para fornecer informações e apoio aos cuidadores informais de pessoas dependentes. No entanto, a literatura aponta para níveis muito baixos de participação nestes programas devido a várias barreiras. Assim, o nosso objetivo foi analisar as barreiras para a participação dos cuidadores informais de idosos dependentes num programa psico-educacional realizado numa unidade de saúde na Trofa. Metodologia: Estudo qualitativo realizado com 13 cuidadores informais de pessoas idosas dependentes. Como técnica de colheita de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Na análise dos dados recorremos à técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: As barreiras “situacionais” foram as mais relatadas pelos participantes (n = 9), ou seja, ter que acompanhar as pessoas dependentes a consultas médicas, a falta de tempo devido á prestação de cuidados. Dois participantes referiram barreiras “psicossociais”, ou seja, a falta de interesse em aprender e dois apontaram barreiras “informativas”, ou seja, desconheciam o horário da sessão. Os resultados deste estudo vão de encontro aos de outros estudos. Conclusão: Os resultados deste estudo podem ajudar os enfermeiros a identificar as barreiras para a participação das pessoas cuidadoras em programas psico- educacionais e a desenvolver estratégias específicas para eliminar essas barreiras.Introduction: Psycho-educational programs have been widely recommended as a strategy to provide information and support to informal caregivers of dependent people. Nevertheless, the literature points to very poor levels of participation in such programs as a function of several barriers. Thus, our objective were to analyze the barriers to the participation of informal caregivers of dependent older adults in a psycho-educational program conducted at a health center in Trofa – Portugal. Methods: A qualitative study among 13 informal caregivers of dependents elders was conducted. A semi-structured, in-depth, face- to-face interviews as method of data collection was used. The analysis of the qualitative data was based on Bardin´s technique of content analysis. Results: The barriers most frequently reported by the participants (n= 9) were “situational”, i.e., having to escort the care recipients to medical visits, lack of time due to caregiving tasks. Two volunteers reported “psychosocial” barriers, i.e., lack of interest in learning, and two other volunteers reported “informational” barriers, i.e., did not know the session schedule. Several barriers related to the use of support services were reported, thus agreeing with the results of other studies. Conclusion: The results of this study will help nurses to understand the barriers to participation in the psycho-educational program, and to develop specific strategies to eliminate such barriers.porCuidador informalPrograma psico-educacionalQuais as barreiras à participação de cuidadores informais de pessoas dependentes num programa psico-educacional?conference object