Gustavo, Nuno SilvaOliveira, Marta Alexandra Barreto Rosa de2017-04-282017-04-282016-06-15http://hdl.handle.net/10400.26/18257Este trabalho de investigação aborda a liberalização do espaço aéreo de uma ilha açoriana de pequenas dimensões, a nível bibliográfico e metodológico. Começa-se por apresentar as origens do fenómeno da liberalização, refere-se a sua evolução e o consequente aparecimento das companhias aéreas low-cost, aborda-se a operacionalização destas companhias e, por último, descreve-se as consequências (positivos e negativos) da liberalização num destino turístico. No âmbito da investigação empírica, analisa-se o caso da ilha de São Miguel, através da opinião dos agentes privados e institucionais no que respeita às consequências da entrada dos voos low-cost na ilha, a curto e a médio prazo. Procedeu-se à recolha de dados, inquirindo os empresários locais e, para colmatar algum défice de informação, contou-se com a contribuição de profissionais da área, realizando-se entrevistas semiestruturadas. Com a utilização destas técnicas pretende-se conhecer a opinião dos agentes privados e institucionais, o estado atual dos transportes aéreos e das acessibilidades a São Miguel, bem como, identificar possíveis medidas de combate a problemas que possam surgir na sequência da liberalização do espaço aéreo. O estudo desenvolvido aponta para um aumento claro de turistas e para um comportamento otimista da parte dos empresários locais. No entanto, constatou-se a necessidade de melhorar em qualidade e rigor a articulação entre as entidades públicas e as empresas locais, tendo em vista a previsão, o controlo e a procura de soluções para os efeitos inerentes ao aumento de turistas. Contudo, importa ressalvar que São Miguel tem sido capaz de cativar o turista não tendo, até ao momento, comprometido a preservação da natureza e a sua identidade cultural.This paper is about the liberalization of the airspace of an Azorean Island of small dimensions. It begins by presenting the origins of the phenomenon of liberalization, refers to its evolution and the consequent emergence of low-cost airlines and the operation of these companies. The consequences (positive and negative) of liberalization in a tourist destination are also discussed. In the empirical research phase the case of the island of São Miguel is analysed through private and institutional agents perceptions of the impact of the entry of low-cost airlines on the island in the short and medium term. Information is presented, which was gathered by asking local entrepreneurs and, in the case of a lack of information, is augmented by the contribution of professionals through semi-structured interviews. The aim of these techniques is to discover the opinion and expectations of private and institutional agents, the current state of air transport and accessibility to São Miguel as well as to identify possible measures to combat the problems that may arise following the liberalization of airspace. The study carried out points to a clear increase of tourists and optimism on the part of local entrepreneurs. However, there was the need to improve the quality and accuracy of the relationship between public authorities and local businesses, with a view to forecasting, monitoring and finding solutions to the consequences stemming from the increase of tourists. However, it is important to stress that São Miguel must combine attracting tourists with safeguarding nature and cultural identity.porliberalizationairspaceair transportairlineslow-costprivate and institutional agentssmall islandsSão Miguelliberalizaçãoespaço aéreotransporte aéreocompanhias aéreasagentes privados e institucionaisilhas de pequena dimensãoAçoresAzoresA liberalização do mercado do transporte aéreo em ilhas de pequenas dimensões: o caso de São Miguel. A opinião de agentes privados e institucionais do sector do turismomaster thesis201465159