Custódio, Pedro Balaus, 1964-Figueira, Ana Cecília Gonçalves2016-03-072016-03-072014http://hdl.handle.net/10400.26/11840Com a necessidade de promover atitudes de mudança conducentes à melhoria constante e ao aperfeiçoamento das práticas letivas, torna-se necessário primeiro, desenvolver a atualização dos saberes teórico-práticos sobre os documentos orientadores da prática docente na disciplina de Português. E, só depois, selecionar e/ou produzir as ferramentas necessárias para a didática do Português. Face às exigências a que os professores estão cada vez mais sujeitos, quase que se vive na escola e para a escola, é impossível conciliar o tempo de forma a desenvolver mais materiais didáticos ajustados às realidades escolares. Por este motivo, o manual escolar continua a assumir um lugar privilegiado na escola. Contudo, é importante saber analisar e descobrir se realmente estão a ser utilizadas as ferramentas com qualidade, para uma boa construção do conhecimento. Assim, não deixa de ser importante o professor saber produzir eficazmente materiais didático pedagógicos ou promover atividades de acordo com a realidade da sua turma.porManuais EscolaresInvestigação Sobre Manuais EscolaresLíngua PortuguesaEnsino Básico 1º CicloRecursos EducativosAlgumas propostas de materiais didáticos para o 4º ano do ensino básicomaster thesis201333031