Santos, José Martins dosMoedas, João David Burrinhas Barata2016-01-152016-01-152015-10http://hdl.handle.net/10400.26/10890Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizObjectivos: Avaliar os tempos de espera dos pacientes para o atendimento na recepção da Clínica Universitária Egas Moniz e planear a capacidade ideal da estrutura de recursos humanos.Materiais e métodos: Durante 3 semanas, englobando todos os horários de funcionamento da Clínica Universitária Egas Moniz, foram registados os tempos de espera dos pacientes na recepção. Após esse registo foram aplicados os princípios de fila de espera M/M/S de modo a poder verificar a eficiência do sistema e a capacidade ideal da estrutura de recursos humanos.Resultados: Verificou-se que para os tempos de espera registados, o ponto óptimo de eficiência do sistema é de 2 funcionários.Conclusões: Não se verificaram necessidades de alteração da estrutura actual de recursos humanos, ou seja, o número de funcionários no presente é o adequado.porFilas de esperaRecursos humanosPlaneamento de capacidadeModelos de filasAplicação de queuing models para planeamento de capacidade na recepção da Clínica Universitária Egas Monizmaster thesis201006111