Andrade, LuísMeneses, Flávia Maria da Silva2024-11-042024-11-042024-10-04http://hdl.handle.net/10400.26/52691Esta dissertação enquadra-se no estudo dos fenómenos individuais e sociais associados aos cenários cada vez mais globalizados e competitivos das relações de trabalho, onde existe uma necessidade das organizações se adaptarem a díspares culturas. Recorrendo a um modelo de moderação simples, investigámos o efeito do Engagement (moderador), na relação entre a Cultura Organizacional (independente) e a Orientação para o Cliente (dependente), no contexto Açoriano devido à sua insularidade. O estudo segue um delineamento não probabilístico, intencional e por conveniência e os dados foram recolhidos entre janeiro e março de 2024. A amostra final totalizou 476 participantes (n=476), dos quais 360 (75.6%) do sexo feminino e 116 (24.4%) do sexo masculino, com idades superiores a 18 anos, do qual a maioria da amostra (89.1%) encontra-se entre os 26 e os 55 anos. Como instrumentos de investigação foram utilizadas adaptações para português das escalas Cultural Values Scale (Yoo et al., 2011), Selling Orientation – Customer Orientation (Saxe & Weitz, 1982) e Ultrecht Work Engagement Scale (Schaufeli & Bakker, 2003). Os resultados a nível global nos Açores, não revelaram um efeito moderador do engagement no trabalho. Contudo, com base em análises específicas em todas as ilhas foi demonstrado que no Faial, Pico e Santa Maria engagement atua como moderador, sugerindo que o contexto particular de cada ilha influencia a relação entre as variáveis. Conclui-se também que a o engagement tem uma elevada propensão para relações diretas significativas com a orientação para o cliente e que na existência de uma menor Distância Hierárquica e uma maior Orientação a Longo Prazo e Coletivismo, existe uma associação a uma Orientação para o Cliente. Por último, os Açores detêm uma menor Distância Hierárquica, um maior Individualismo e uma maior Orientação a Longo Prazo, em comparação com Portugal Continental.This dissertation is framed within the study of individual and social phenomena associated with increasingly globalized and competitive work relationship scenarios, where organizations need to adapt to diverse cultures. Using a simple moderation model, we investigated the effect of Engagement (moderator) on the relationship between Organizational Culture (independent) and Customer Orientation (dependent) in the Azores context due to its insularity. The study follows a non-probabilistic, intentional, and convenience sampling design, with data collected between January and March 2024. The final sample totaled 476 participants (n=476), of which 360 (75.6%) were female and 116 (24.4%) were male, all over the age of 18, with the majority of the sample (89.1%) aged between 26 and 55 years. Adaptations of the Cultural Values Scale (Yoo et al., 2011), the Selling Orientation – Customer Orientation scale (Saxe & Weitz, 1982), and the Utrecht Work Engagement Scale (Schaufeli & Bakker, 2003) were used as research instruments. The overall results in the Azores did not reveal a moderating effect of work engagement. However, specific analyses across all islands demonstrated that in Faial, Pico, and Santa Maria, engagement acts as a moderator, suggesting that the particular context of each island influences the relationship between the variables. It was also concluded that engagement has a high propensity for significant direct relationships with customer orientation and that the presence of lower Power Distance and higher Long-Term Orientation and Collectivism is associated with Customer Orientation. Lastly, the Azores exhibit lower Power Distance, higher Individualism, and higher Long-Term Orientation compared to Portugal.porCultura organizacionalDimensões culturais de HofstedeOrientação para o clienteEngagementVigorDedicaçãoAbsorçãoO impacto da cultura organizacional na orientação para o cliente: o papel moderador do engagement no contexto açorianomaster thesis203716515