Brito Costa, SóniaDa Silva Antunes, Rui JorgeMaldonado Briegas, Juan José2023-11-022023-11-022018http://hdl.handle.net/10400.26/47775O objetivo deste estudo foi conhecer os índices de empregabilidade e satisfação com a formação numa Instituição de Ensino Superior (IES) numa amostra constituída por 1693 diplomados, com uma média de 29,05 anos de idade (Dp7,67). A análise estatística foi efetuada através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 para Windows. Verificou-se que, 72.7% dos diplomados se encontram empregados, a obtenção desse emprego dá-se na maioria (82,9%) até um ao após a conclusão dos estudos e o emprego é maioritariamente (80.9%) na área de formação, sendo que dos que encontravam empregados à data de conclusão dos seus estudos, a maioria (64.6%) não mudou ainda de emprego. Quanto à situação contratual atual dos diplomados que se encontram empregados, 55.7% como trabalhadores por conta de outrem. No que concerne à necessidade de formação complementar à formação académica, 55.1% do total dos inquiridos referem ter sentido necessidade, mas apenas para progressão na carreira. Quanto à avaliação que os diplomados fazem à sua formação recebida, pela IES no que diz respeito à da adequação da formação obtida no curso que frequentaram para o exercício de funções profissionais na área, salienta-se que a maioria (86.3%) pontuam de “adequada a totalmente adequada”. A maioria dos diplomados (92.3%), considera os conteúdos teóricos e a importância dos mesmos para a prática profissional de “relevante” a “extremamente relevante”, 86.1% quanto à avaliação dos métodos de ensino utilizados, quanto à avaliação da atualização dos programas curriculares pontuam nos 87.4%, e 88.4% quanto ao estágio curricular. No que concerne à satisfação global com o curso, 81% dos diplomados inquiridos consideram-se de “satisfeito” a “totalmente satisfeito” relativamente ao curso que frequentaram na IES.porempregabilidadesatisfação com a formaçãoensino superiordiplomadosemployabilitysatisfaction with traininghigher educationgraduatesEmpregabilidade e satisfação dos diplomados de uma instituição de ensino superior: indicadores preliminaresjournal article10.17060/ijodaep.2018.n2.v1.1359