Lindoso, Estevam Pinheiro2025-12-112025-12-112025-10-24http://hdl.handle.net/10400.26/60308A presente pesquisa investigou o impacto da violência entre professores e alunos na qualidade da educação nos anos finais do ensino público no município de Presidente Sarney, Maranhão. A motivação central foi compreender como essas manifestações de violência interferem nas dinâmicas escolares, no desempenho acadêmico dos estudantes e na motivação docente. Para isso, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza mista, articulando dados quantitativos, obtidos por meio da aplicação de questionários a estudantes, com dados qualitativos, coletados a partir de entrevistas com professores e gestores escolares. Os resultados revelaram que a violência mais recorrente nas escolas é de natureza verbal e psicológica, manifestando-se em conflitos interpessoais, atitudes desrespeitosas e ausência de diálogo respeitoso entre professores e alunos. Tais manifestações foram apontadas como fatores que afetam negativamente a motivação dos docentes, provocando desestímulo profissional, desgaste emocional e comprometimento da relação pedagógica. No que tange ao desempenho acadêmico, observou-se que a violência nas relações escolares compromete a atenção, a concentração e o interesse dos estudantes, gerando um ambiente hostil e pouco favorável à aprendizagem. Os dados quantitativos apontaram que mais de 50% dos alunos percebem a violência como um fator prejudicial ao seu desempenho escolar, reforçando as análises qualitativas. As estratégias atualmente adotadas pelas escolas para lidar com a violência foram percebidas como limitadas ou ineficazes por parte da maioria dos respondentes. Destaca-se, nesse sentido, a carência de apoio psicológico, formação continuada e medidas integradas de prevenção e mediação de conflitos. Como recomendações, a pesquisa propõe a implementação de políticas públicas voltadas à formação de professores em gestão socioemocional, ao fortalecimento do vínculo escola-comunidade e à criação de protocolos de mediação escolar com suporte psicológico e institucional. A triangulação dos dados evidenciou que enfrentar a violência entre professores e alunos requer ações estruturantes, preventivas e integradas, visando não apenas à contenção dos conflitos, mas à construção de ambientes escolares mais seguros, acolhedores e propícios à aprendizagem significativa. Dessa forma, os resultados desta pesquisa contribuem para o debate sobre a melhoria da qualidade da educação em contextos de vulnerabilidade social.porgestãoescolaconflitoeducaçãoDesafios na Gestão de Conflitos e Violência nas Escolas de Presidente Sarney, Maranhão: Impactos na Qualidade da Educaçãomaster thesis204079438