Oliveira, CarinaBoavida, Ana Maria2018-01-172018-01-172016Oliveira, C., & Boavida, A. M. (2016). Raciocinando matematicamente no 5º ano de escolaridade: os problemas enquanto ponto de partida. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (211-228). Évora: Universidade.http://hdl.handle.net/10400.26/20268A comunicação que se apresenta decorre de um estudo mais amplo, realizado pela primeira autora, cujo objetivo foi analisar e compreender o raciocínio matemático de alunos do 5.º ano de escolaridade na resolução de problemas com números racionais não negativos. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no paradigma interpretativo e constitui uma investigação sobre a prática. Os dados foram obtidos através de entrevistas clínicas realizadas a dois alunos, de recolha documental e de observação participante. Esta observação esteve associada a uma intervenção pedagógica, com a duração de cinco semanas, concretizada pela referida autora durante o seu estágio. Nesta intervenção foram propostos vários problemas visando introduzir e trabalhar conteúdos matemáticos, associados aos números racionais, cujas resoluções eram objeto de discussões coletivas. Os resultados da investigação mostram que os alunos envolvidos no estudo evidenciam atividades associadas ao raciocínio matemático como a explicação, a justificação, a formulação de conjeturas e a generalização aquando a exploração das tarefas propostas. As atividades mais frequentes foram a explicação e a justificação, tendo a formulação de conjeturas e a generalização surgido com menos frequência. Os conhecimentos matemáticos e as representações utilizadas pelos alunos revelaram-se importantes recursos de apoio do seu raciocínio matemático.porAprendizagem da matemáticaRaciocínio matemáticoProblemasRaciocinando matematicamente no 5º ano de escolaridadeos problemas enquanto ponto de partidaconference object