Pinheiro, Maria JoséEscudeiro, Marta Sofia Antunes2016-12-292016-12-292015http://hdl.handle.net/10400.26/17161Vivenciar um momento em que uma criança se encontra em situação crítica é para os cuidadores verdadeiramente stressante e angustiante. Ocorre um forte impacto emocional, não só para a família que acompanha esta criança e que se sente impotente, como também para os enfermeiros que são acometidos por sentimentos de tristeza e de angústia e que inevitavelmente têm de saber gerir prestando os melhores cuidados ao binómio criança/família. O presente relatório é o culminar de um trajeto de desenvolvimento de competências enquanto futura enfermeira mestre e especialista em enfermagem de saúde da criança e do jovem, sendo um requisito para a obtenção deste título e tendo como objetivo o testemunho escrito das experiências de ensino clínico que, a meu ver, foram primordiais em todo o percurso formativo, na medida em que me permitiram desenvolver, aprofundar e consolidar conhecimentos e competências, desenvolvendo-me pessoal e profissionalmente. A metodologia utilizada no decorrer das experiências e no momento da redação do relatório foi a metodologia de trabalho de projeto, tendo identificado nos enfermeiros de um serviço de urgência pediátrica de um Hospital Grupo I de Lisboa, necessidades de melhoria da sua técnica e organização perante a criança em situação crítica e necessidades de melhoria comunicacional para com a família que acompanha a criança e que tem o direito de permanecer junto desta, caso o deseje. Apoiada no modelo conceptual de Betty Neuman e na filosofia dos cuidados centrados na família, desenvolvi um programa de formação com recurso a simulações, que ao ser implementado tem demonstrado a sua eficácia para a satisfação da necessidade identificada. As atividades desenvolvidas neste programa capacitam os enfermeiros, promovendo a sua confiança, melhorando a eficácia dos cuidados prestados à criança e minimizando o impacto desta experiência na família. Este documento traduz as intervenções planeadas e executadas para dar resposta ao problema em estudo, espelhando também as intervenções que observei, implementei e refleti durante o ensino clínico, tendo como suporte a evidência científica mais atual, o que me permitiu desenvolver competências alicerçadas num efetivo corpo de conhecimentos que foram continuamente enriquecidos, orientandome para uma melhoria no desempenho das minhas intervenções.porenfermagemcriançafamíliasimulaçãoapoioA Criança/Jovem em situação crítica e sua famíliaintervenção do enfermeiro especialistamaster thesis201166135