Araújo, LuísaFeijão, Teresa Maria Nunes2015-05-122015-05-122015http://hdl.handle.net/10400.26/8585O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor e teve como tema a inclusão de crianças com deficiência auditiva nas escolas de ensino regular, mais especificamente as estratégias de comunicação utilizadas para a sua inclusão. Assim sendo, definiu-se como objetivo para este estudo identificar as estratégias de comunicação que facilitam a inclusão de alunos portadores de deficiência auditiva no ensino regular. Utilizaram-se como métodos de recolha de dados a entrevista e a observação direta de aulas. As entrevistas foram aplicadas aos pais do aluno portador de deficiência auditiva, à professora do ensino regular, à Terapeuta da Fala e à professora de Ensino Especial. O trabalho foi realizado num Agrupamento Vertical do conselho de Salvaterra de Magos. A análise das aulas assistidas, permitiu verificar que o aluno portador de deficiência auditiva gosta de estar na escola. Sente-se incluído na turma e é acompanhado durante as aulas pela professora de Ensino Especial que se senta ao seu lado. Trabalha em grupo com os colegas em contexto sala de aula, e brinca no recreio com os colegas ouvintes sem haver exclusão pela parte destes. O aluno tem apoio individual com a professora de português do ensino regular todas as quintas feiras e também alguns dias da semana com a professora do Ensino Especial para ajudar o aluno a colmatar as dificuldades de aprendizagem apresentadas fora do contexto sala de aula. Assim podemos concluir que, com o apoio dos alunos ouvintes e professores, o aluno portador de deficiência auditiva se sente incluído no ensino regular.porDeficiência auditivaComunicaçãoDificuldades de aprendizagemImplante CoclearEstratégias EducativasInclusão/IntegraçãoA inclusão do portador de deficiência auditiva na educação regular: métodos de comunicação a utilizarmaster thesis201855941