Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Silva, Antonio Lisboa da2022-05-242022-05-242022http://hdl.handle.net/10400.26/40704Este presente estudo de caso se propôs realizar atividades de intervenção mediada pela música com aluno autista e outra participante com deficiência intelectual com intuito de promover a interação entre ambos. O objetivo foi verificar como a prática musical pode contribuir na aquisição de competências nas áreas da socialização e da comunicação. Buscou-se informações a respeito do biótipo dos alunos e suas características que constam na instituição escolar (APAE). Foram utilizados instrumentos avaliativos de competências e áreas afins do aluno para melhor direcionamento da realização das atividades musicais. Seguindo com implementação de programas musicais, com recurso a uma metodologia com observação direta e participativa. Os alunos participaram de sessões individuais e coletivas com objetivos de alcançar a integração. Diante do exposto foi verificado que os programas influenciaram de forma positiva nas competências dos alunos, nomeadamente nas do autista observado, tendo como resultado desempenho satisfatório na socialização e comunicação entre os alunos.porMúsicaAutismoSocializaçãoComunicaçãoMúsica e autismo: a mediação da música e suas implicações no contexto da socialização e comunicação de jovens com perturbação do espectro autistamaster thesis203014065