Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Martins, Diana Marlene Ferreira2024-04-022024-04-022024http://hdl.handle.net/10400.26/50451O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2020-2021, numa turma de 23 alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Diversos contos da literatura infantil trazem a figura do lobo através do estereótipo de maléfico, traiçoeiro, assustador, entre outros que o caracterizam como “o lobo mau”. Haverá razões para os comportamentos selvagens e incontrolados destes animais relatados nas histórias tradicionais? Haver, há, e é por isso mesmo que ao longo desta investigação, as crianças foram confrontadas com várias dinâmicas que permitiram desconstruir estereótipos em relação ao papel do lobo, nas histórias e na vida real. Para a recolha de dados foram usados vários procedimentos tais como notas de observação, recolha de produções das crianças, diálogo e questionários. A intervenção desenvolvida permitiu concluir que apesar de algumas histórias contribuírem para o aparecimento de alguns estereótipos, neste caso, em relação à figura do lobo, é possível desmistificar, desconstruir e modificar conceções através do desenvolvimento de dinâmicas interdisciplinares.porLiteratura InfantilConceções dos AlunosLobo-MauEnsino Básico 1º CicloO lobo nas histórias: desconstruções e valoresmaster thesis203545613