BOËNE, Bernard2011-09-202011-09-2020070870-757Xhttp://hdl.handle.net/10400.26/1228O propósito deste texto é reflectir sobre os objectivos e metodologias de ensino dos assuntos de segurança e defesa. A sociologia militar francesa contrasta com a realidade de outros modelos tais como o americano ou o europeu. Segundo o autor, este tipo de ensino serve para incrementar a profissionalização dos quadros militares do futuro, sensibilizar a opinião pública, para fomentar o debate entre os meios civil e militar e manter uma base de peritos em assuntos de defesa independente do sector privado, a custos reduzidos. Estas iniciativas podem ser alcançadas através da mobilidade de profissionais especializados – para evitar a segregação intelectual de áreas de estudo – e do aprofundamento da ligação entre a cidadania e a defesa. Infelizmente, existe ainda um preconceito contra os cientistas sociais que se ocupam destas matérias. Por este motivo é necessário promover a pesquisa e formação nesta área. Na verdade, os países anglo-saxónicos estão mais avançados que a Europa continental estando os Estados Unidos e o Reino Unido na vanguarda do ensino e da investigação em defesa e segurança. Por fim, o modelo aplicado do sistema de formação/decisão nos temas de defesa e segurança deve ser pluralista; nem demasiado centralizado nem demasiado disperso.porSociologia militarSegurançaDefesaEnsino superiorInvestigaçãoCidadaniaForças ArmadasSociedade civilOpinião publícaUE (a partir de 1993)FrançaReino UnidoEUASécurité et Défense dans l’Enseignement Supérieur en France et en Europejournal article