Custódio, Pedro Balaus2023-10-122023-10-122015http://hdl.handle.net/10400.26/47223No atual panorama didático do texto literário no ensino básico, e graças às novas orientações curriculares neste âmbito, começam a (re)ganhar força os dispositivos e estratégias que aproveitam os recursos da intertextualidade em contexto letivo. O atual Programa de Português inclui uma clara menção a este procedimento de leitura para o 2º CEB. Estas orientações são posteriormente vincadas no programa do 3º CEB, onde se salientam os benefícios de “Interpretar várias modalidades e relações de intertextualidade”. Ora, em função destas coordenadas programáticas e, após um breve recorte teórico do conceito de intertextualidade, adiantamos uma proposta para o 2º CEB. Acreditamos que estes ensaios didáticos em torno da intertextualidade poderão ilustrar as potencialidades dos textos literários face a outros materiais que concorrem para a aprendizagem da leitura.porLeituraintertextualidadeensino da literaturaleitura no 2º CEB.Readingintertextualityliterature teachingreading instructionComo vos atreveis a mentir, Senhora? Rosas em Janeiro? : a revisitação de uma lenda : um diálogo intertextual no Ensino Básicojournal article