Gomes, SandraMacedo, Rita Isabel Santos2018-10-222018-10-222018-09-20http://hdl.handle.net/10400.26/24430Vivemos atualmente numa época onde a sociedade valoriza cada vez mais as organizações que realmente contribuem para a mundo. O marketing social é um aliado poderosíssimo quando uma organização pretende que as suas ações sejam diferenciadoras, de forma a trazer benefícios tanto para a sociedade, como para a imagem da marca. Este estudo tem como principal objetivo perceber qual é a influência do marketing social na imagem da marca da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. A revisão da literatura recai sobre dois grandes temas – o marketing social e a imagem da marca – sempre com o intuito de encontrar a relação entre estes dois conceitos. A identidade da marca é também um tema muito importante para o estudo. A identidade precede a imagem e justifica o facto de em alguns casos, a identidade emitida pela marca não ser a imagem rececionada pelos consumidores. Os resultados obtidos, através da abordagem qualitativa e de acordo com as técnicas de recolha de dados utilizadas – o focus group e a entrevista - demonstram que existe um gap entre o que é emitido pela Santa Casa (identidade) e o que é rececionado pela comunidade (imagem). Através deste estudo, foi possível perceber que o marketing social é capaz de mudar a imagem da marca na mente da comunidade, de negativa para positiva, diminuindo o gap. Esta investigação para além de ter a pretensão de estudar o marketing social na imagem da marca, pretende também ser um incentivo para uma aposta contínua no marketing e na comunicação das organizações sem fins lucrativos.pormarketing socialimagem da marcaidentidade da marcaorganizações sem fins lucrativosA influência do marketing social na imagem da marca da santa casa da misericórdia de Barcelosmaster thesis201984717