Vasconcelos, António Ângelo2015-06-122015-06-1220141647-3078http://hdl.handle.net/10400.26/8914No âmbito da educação para a criatividade e para o desenvolvimento autónomo, a formação desenvolvida no ensino superior de música com vista à criação de uma personalidade artística envolve um conjunto diferenciado de processos e procedimentos situados entre diferentes mundos musicais: técnicos, estéticos, sociais e culturais. Da mesma forma, combina a tradição e a inovação em que, partindo dos sujeitos individuais e de sujeitos institucionais, se estabelece uma rede diferenciada e complexa de interdependências colaborativas na procura e no desenvolvimento da singularidade artística e de um trabalho simultaneamente autónomo e conectivo. Partindo de um conjunto de entrevistas a professores de composição do ensino superior de música que exercem simultaneamente a atividade criativa, este texto pretende apresentar e discutir um conjunto de indicadores que potenciam o desenvolvimento da autonomia pessoal e criativa, num quadro de interligações múltiplas. Defende-se a ideia de que a construção da autonomia através da educação para a criatividade se inscreve num contexto formativo complexo, multi-situado, multimodal e multi-referencial e que, esta via, se afigura como um instrumento potenciador do desenvolvimento de uma educação transformadora e emancipatória.The training developed in education for creativity and for the autonomous development of an artistic personality in higher music education, involves a different set of processes and procedures located between different musical, technical, aesthetic, social and cultural worlds between tradition and innovation, which establishes a differentiated and complex network of collaborative interdependencies in the development of artistic uniqueness and a work simultaneously autonomous and connective Based on a series of interviews with teachers of composition of higher education in music, who having simultaneously creative activity, this text aims to present and discuss a set of indicators that enhance the development of personal and creative autonomy within a framework of multiple interconnections. It defends the idea that the construction of autonomy through education for creativity is part of a complex training context, multi-located, multi-modal and multi-referential. This complex training context appears as an enhancing tool for the development of a transformative and emancipatory education.porEducação para a criatividadeCriatividadeAutonomiaEnsino superior de músicaCompusitoresMultipolaridadeEducation for creativityCreativityAutonomyHigher music educationComposersMultipolarityA educação para a criatividade no ensino superior de música: o caso da formação de compositoresjournal article