Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Vicente, Inês Franco2019-03-202019-03-202018http://hdl.handle.net/10400.26/28098O presente Relatório Final pretende apresentar o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1º. CEB em contexto de estágio curricular no jardim-de-infância, com crianças de 3, 4 e 5 anos perfazendo um total de 10 crianças que participaram no estudo e no 1.º CEB com uma turma de 1º ano que contou com a participação de 23 crianças. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de intervenção-investigação sobre os comportamentos menos adequados das crianças em momentos de acolhimento no tapete no caso do jardim-de-infância e comportamentos menos adequados demonstrados pelas crianças de 1.º CEB durante as atividades escolares bem como a perceção que as crianças têm sobre as regras da sala em ambos os contextos. O estudo encontra-se inserido na temática dos problemas de comportamento e passou pela implementação de estratégias de mudança comportamental de modo a alterar os comportamentos das crianças acima referidos. No final do processo, com os resultados aferidos, da observação inicial e final, podemos concluir que o contributo das estratégias de mudança comportamental utilizadas contribuíram para a mudança de comportamento das crianças nos momentos de acolhimento no tapete e durante as atividades letivas.porProblemas de ComportamentoEstratégias de Mudança ComportamentalComportamentos DisruptivosRelação Professor-AlunoA construção de relações positivas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicomaster thesis202180018