Gomes, JoãoVieira, Maria2021-12-212021-12-212021-10-25http://hdl.handle.net/10400.26/38403O projeto de retail design é cada vez mais reconhecido como um elemento essencial na otimização da experiência comercial, e está provado que estimula o ato de compra. O presente projeto parte do estudo de um caso prático, onde a arquitetura e design dos seus espaços comerciais são um elemento imprescindível para o sucesso da marca: a Aesop. A Aesop é uma marca de produtos cosméticos de alta qualidade. Distinguese pela sua diferença, recusando-se a obedecer às tendências da indústria cosmética relativamente a todos os aspetos de uma marca. As suas lojas são projetadas de uma forma única no contexto do retail, são sempre diferentes e projetadas especificamente para o local onde estão situadas. Considerando os elementos a ter em conta aquando de um projeto de retail design, focando-se especialmente nas lojas Aesop existentes - analisando o seu briefing, conceitos e ambientes- e no branding da marca, surge o que seria uma loja Aesop na cidade do Porto. Sendo as suas lojas inseparáveis do lugar onde estão situadas, um breve estudo dos símbolos e materialidade da cidade definiu que o rio Douro, um símbolo da cidade, seria o ponto de partida para o projeto.porRetail designDesign de interioresAesopBrandingDouroAesop - um estabelecimento comercial no Portomaster thesis202779653