Monteiro, MárciaMakhniy, Diana2021-07-292021-07-292021-06-302021-04-30http://hdl.handle.net/10400.26/37252Este relatório surge no âmbito da obtenção do grau de mestre em Direção Comercial e Marketing, pelo Instituto Superior de Administração e Gestão no Porto realizado na empresa Centro Porsche Porto. A finalidade deste relatório é descrever de forma profunda o perfil do consumidor do luxo do centro Porsche Porto e Braga e fazer uma previsão do que o mesmo será no futuro. O método utilizado no relatório é quantitativo e qualitativo. Numa primeira fase, foi realizado um diagnóstico da empresa. Posteriormente foi realizado um conjunto de hipóteses de acordo com a revisão da literatura. De seguida procedeu-se à realização do questionário, utilizando a escala de likert 5 pontos e inquérito por questionário, para testar as hipóteses e fazer a análise da base de dados de ambos os concessionários. Após a recolha dos dados do questionário procedeu-se à análise do mesmo. Após conclusão da análise, foram propostas um conjunto de melhorias com o intuito de conhecer o consumidor de forma mais profunda e fortalecer os laços com os mesmos. Foi possível verificar que o cliente Porsche está sensibilizado com questões ambientais, é um cliente que valoriza a experiência de compra, busca distinção, exclusividade, qualidade e design. Serve o presente relatório de estágio para traçar um perfil do consumidor de marcas de luxo de forma a prever os desejos e necessidades do mesmo, estabelecer uma ligação de lealdade sólida e consciente e, por fim, fazer uma projeção do perfil do consumidor de luxo no futuro.porperfil; consumidor; luxo; PorschePerfil do consumidor das marcas de luxo Centro Porsche Porto e Bragamaster thesis202748847