Reis, José LuísOliveira, Ana Catariana Teixeira Pereira2020-01-202020-01-202019-12-23http://hdl.handle.net/10400.26/31039palavras-chave resumo Gestão de design, PME, Design, inovação, competitividade. O design tem um papel desvalorizado nas empresas portuguesas. Sendo uma área multidisciplinar, o design pode atuar nos vários departamentos da empresa, enquanto ferramenta de inovação, e impulsionar a empresa chegando a melhores resultados. Tendo em consideração a realidade portuguesa, este estudo é orientado para as PME e visa encontrar uma forma de promover a competitividade entre elas. Este estudo é exploratório, e a metodologia adotada passa pela recolha de dados existentes baseados na revisão bibliográfica nas temáticas do design, da gestão do design e da inovação. Foi elaborado um questionário às empresas de forma a poder perceber a aceitação da utilização do design. Com base nos dados recolhidos, foi elaborado um guia de utilização de gestão de design para as PME. Os limites da pesquisa prendem-se com o facto de a amostra ser de conveniência, não sendo possível analisar e aplicar os resultados em todas as PME em Portugal. A proposta elaborada no âmbito do trabalho pretende promover a aceitação da gestão do design como uma ferramenta de inovação útil para as empresas.porGestão de designPMEDesignInovaçãoCompetitividadeGestão de design como ferramenta de inovação para as PMEmaster thesis202369846