Carvalho, Wander Manuel Gaspar Brás deMbuende, Alcina Rosália Felicial2023-09-142024-07-272023http://hdl.handle.net/10400.26/46534O presente trabalho visa, buscar as várias abordagens de vários autores que abordem o tema sobre como é importante a valorização das competências e experiência dentro de uma organização (isto é revisão bibliográfica). Assim, para posteriormente apresentar o estudo feito e demonstrar os resultados obtidos. Dando resposta se as organizações valorizam ou dão importância devida as competências e experiência dos seus colaboradores, quer dos que já pertencem a organizações quer daqueles que virão a fazer parte da organização, isto é, no momento da contratação. A avaliação por competência é um modo novo de avaliação e mesmo com todos os benefícios já mencionados, poucas empresas estão utilizando esta forma de avaliação por falta de conhecimento ou por existirem diversos pontos de atenção para que esta avaliação atinja todos os objetivos expostos. A gestão empresarial está em constante evolução aprimorando seus processos e buscando métodos mais eficazes de obtenção de dados para a tomada de decisões relevantes às empresas. A gestão de pessoas possui novas ferramentas e modelos de avaliação que atualmente, podem fornecer um maior número de informações importantes. Com a avaliação de competências, é possível avaliar as atitudes dos funcionários, fator muito importante para o bom desempenho profissional. Pretende-se de forma geral com este estudo, analisar que influência tem a avaliação de competências dos colaboradores para o sucesso nas organizações. Numa visão específica busca-se: Estudar a relevância das organizações (CEOS), responsáveis de recursos humanos e técnicos de recursos humanos dão as competências e experiências dos colaboradores, para ocupação de uma determinada vaga; Até que ponto as competências podem contribuir para o sucesso de uma organização; Procura - se saber se hoje as competências e experiências estão ligadas com os objetivos a alcançar pelas organizações. Este trabalho é constituído por quatro capítulos distintos. Na introdução enquadramos o tema em estudo, os objetivos, apresentei o problema da investigação e justifiquei. O segundo capítulo refere-se à revisão da literatura relevante, definindo conceptualmente “Avaliação por competências” e abordagens associadas ao conceito. Importa, aqui, a distinção pertinente entre competências transversais e competências específicas. Seguidamente, abordei a temática da gestão de competências e experiências, níveis e certificação de competências, atuando de forma fundamental sobre seus subsistemas. Na medida da incidência da importância da avaliação das competências dos colaboradores numa organização. O terceiro capítulo pretende dar a conhecer o caminho metodológico traçado. Refere-se o modelo teórico basilar da proposta de intervenção em gestão de competências adotado, justifica-se o recurso à estratégia metodológica assente na investigação-ação e identificam se os instrumentos e procedimentos utilizados para a recolha e análise de dados, respetivamente. Após apresentação do estudo e dos resultados obtidos, o presente trabalho irá apresentar a conclusão do mesmo e enfatizar aquilo que o presente estudo irá transmitir. E junto com algumas abordagens de outros autores poderá se dizer o que realmente é preciso nos dias de hoje, ou para se dar importância no que toca as competências e experiência dos colaboradores, visto que o mundo está em constante mudança.porAvaliação de competênciasExperiênciaRecursos humanosImportância da avaliação de competências e experiências dos colaboradores numa organizaçãomaster thesis203353188