Dias , Paulo Alexandre das Neves RodriguesBandeira , Ana Maria Carapelho Romão LestonCardoso,João Rafael Paulino dos Santos2025-11-102025-11-102025-06-02http://hdl.handle.net/10400.26/59578A presente investigação analisou a aplicação da Capacidade de Lições Aprendidas no contexto do exercício ORION do Exército português, com o objetivo de compreender de que modo esta capacidade contribuiu para o ciclo de planeamento, condução e avaliação dos exercícios. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas dirigidas a participantes com funções relevantes no processo de lições aprendidas. A análise dos dados revelou uma evolução significativa da integração da aprendizagem organizacional no Exército, verificando-se o reforço da participação da Capacidade de Lições Aprendidas no planeamento dos exercícios, a dinamização da recolha de dados durante a condução e a sistematização das práticas de avaliação e disseminação de conhecimento. Constatou-se que a Capacidade de Lições Aprendidas promoveu mudanças estruturais e culturais, favorecendo uma cultura de melhoria contínua, inovação e adaptação institucional. Contudo, as principais limitações do estudo prenderam-se com a dimensão da amostra e a ausência de observação direta dos exercícios. Em termos conclusivos, o estudo sublinha a importância da Capacidade de Lições Aprendidas como mecanismo estratégico para a transformação organizacional e para a resposta eficaz aos desafios operacionais contemporâneos.porA Capacidade de Lições Aprendidas no Âmbito do Planeamento, Condução e Conclusão do Exercício ORIONmaster thesis204008573