Willig, RenataAntunes, André2025-02-222025-02-222025-01-24http://hdl.handle.net/10400.26/54505A Prática de Ensino Supervisionada constitui o período final do percurso para a obtenção do estatuto que confere à habilitação profissional necessária ao exercício da profissão docente. Este relatório tem como objetivo descrever e refletir todas as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo 2023/2024, realizada numa instituição de ensino privada, localizada no concelho de Almada. Deste modo, o presente relatório divide-se em quatro áreas. A Área I – Dimensão Profissional e Ética descreve as expetativas iniciais e os objetivos estabelecidos no início do estágio, os quais foram cumpridos com sucesso, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais enquanto futuro profissional da área da educação. Esta área inclui também a caracterização da Instituição, abordando a sua história e os respetivos espaços; da comunidade escolar, onde se verificou uma boa relação entre todos os seus elementos; do Departamento de Educação Física, onde se evidenciou um trabalho colaborativo entre todos os docentes com a finalidade de cumprir o programa educativo da disciplina; e das turmas, onde foi possível lecionar a diferentes anos de escolaridade, observando diferenças significativas entre as turmas, em função da idade, do nível de aprendizagem e das especificidades dos alunos. A Área II – Dimensão Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem é uma parte essencial da prática docente, centrando-se na forma como estes organizam e colocam em prática o processo educativo, com o intuito dos seus alunos se desenvolverem ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esta dimensão descreve os três âmbitos da intervenção: o planeamento, que incluiu uma observação aprofundada das turmas, o trabalho colaborativo com os docentes responsáveis e a lecionação autónoma, tendo em conta as características dos alunos, o seu comportamento, os seus interesses as suas necessidades e os espaços existentes para a prática das aulas de Educação Física; o ensino, que se baseou em aulas monotemáticas; e a avaliação, que se baseou sobretudo na observação e respetivos registos (vaivém e corta-mato). A Área III – Dimensão Participação na Escola e na Relação com a comunidade, apresenta a oferta educativa da Instituição, conhecimento de documentos orientadores (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades e Regulamento Interno) e descreve a participação em diferentes atividades durante o ano letivo. Por fim, a Área IV – Dimensão Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida descreve o estudo realizado com o objetivo de analisar as atitudes dos alunos sem deficiência do Ensino Básico e Secundário, no Ensino Privado, em relação à inclusão seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física. Face aos resultados obtidos, concluiu-se que não existiu alterações significativas nas atitudes dos alunos após a intervenção com uma aula de paradesporto de futebol para cegos. Contudo, constatou-se que o sexo feminino tende a demonstrar atitudes mais inclusivas que o sexo masculino e o 6.º ano manifestaram atitudes mais positivas em comparação com os dos restantes anos de escolaridade.porPrática de ensino supervisionadaEducação físicaAtitudesInclusãoInclusão nas aulas de educação física:atitudes de alunos do ensino privado antes e depois de uma aula sobre paradesportomaster thesis203887859