Tavares, VictorAlmeida, Pedro2024-01-152024-01-152023-10-182023-07-24http://hdl.handle.net/10400.26/48964Esta dissertação apresenta um estudo qualitativo e aborda a importância da combinação de dados first-party e da inteligência artificial (IA), como um meio de melhorar a eficácia do marketing digital. Num contexto de transformação digital e de disrupção tecnológica acelerada, o objetivo desta investigação é identificar as principais oportunidades e desafios que as empresas e profissionais de marketing digital enfrentam, numa era onde a privacidade e o tratamento de dados são fundamentais para conquistar a confiança dos stakeholders. A pesquisa envolveu uma revisão exaustiva da literatura sobre a evolução do marketing e sua digitalização, a importância da restrição de third-party cookies, a relevância dos dados first-party e a utilização da IA como solução para os atuais desafios do marketing digital. Para o efeito, através de uma investigação exploratória e descritiva, com recurso a uma metodologia qualitativa, realizaram-se dez entrevistas a profissionais especializados em marketing digital, IA e ciência de dados, a fim de compreender as suas perspetivas, visando obter um conhecimento profundo e detalhado sobre a temática em estudo. Concluiu-se que a combinação de dados first-party e IA pode contribuir para revolucionar as práticas de marketing, apresentando um potencial significativo para melhorar a eficácia do marketing digital das empresas. Os resultados desta dissertação fornecerão uma base sólida para futuras investigações em torno deste tema.porCookies, Dados First-Party, Inteligência Artificial, Marketing DigitalImportância dos First-Party Data e Inteligência Artificial para a eficácia do Marketing Digitalmaster thesis203466292