Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaSimões, Ana Paula da Veiga Ribeiro2016-03-302016-03-302016http://hdl.handle.net/10400.26/12753A inclusão de crianças diferentes nas nossas escolas é um processo que para além de educativo e pedagógico, se pretende que seja social e emocional, isto é, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são neste processo um elemento chave para a criação de um ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa à parte do desenvolvimento afetivo e social. Em educação é reconhecida a necessidade de implementar uma pedagogia diferenciada que vá ao encontro às necessidades educativas de cada aluno. A criança com Paralisia Cerebral, devido ao seu handicap psicossomático, fica limitada na autoestimulação global, aumentando o leque de dependência do adulto e do contexto envolvente. A colocação dos alunos com paralisia cerebral nas escolas suscita a questão sobre qual o contexto mais eficaz para o seu ensino. É neste contexto, que a presente planificação da investigação visa a implementação de métodos e técnicas, que permitam à criança com paralisia cerebral estimular as suas capacidades interativas e desenvolver interações com os seus pares. A implementação de Programas de Competências Sociais, com recurso a técnicas mediadas por pares tem proporcionado às crianças com paralisia cerebral o desenvolvimento de interações significativas com os mesmos. Assim, nesta investigação-ação, no que concerne à metodologia, escolhemos um estudo de caso numa abordagem mista, privilegiando a vertente qualitativa. Na intervenção recorrer-se-á à implementação de um Programa de técnicas mediadas por pares visando aumentar a qualidade das suas interações.porEducação EspecialCrianças DeficientesDesenvolvimento das CompetênciasCompetências SociaisRelações Entre ParesIntegração EscolarA intervenção junto dos pares na promoção das competências sociais na criança com paralisia cerebralmaster thesis201333236