Barone, AntónioSá, Inês2016-04-042016-04-042015-09-22http://hdl.handle.net/10400.26/12829O presente relatório visa apresentar e discutir práticas pedagógicas acerca da sensibilização para a leitura e abordagem à escrita no âmbito do Ensino Pré-Escolar, a importância de comunicar com as crianças e a promover o seu desenvolvimento em relação à linguagem oral e escrita. Com este estudo, pretende-se alargar o conhecimento e as práticas de intervenção pedagógica no que toca às estratégias de leitura e abordagem à escrita, nomeadamente, o desenvolvimento do vocabulário do grupo de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, a motivação para a leitura, a consulta autónoma de livros e a comunicação entre pares. A partir de observação direta participante, foram recolhidos dados que correspondem às práticas institucionais do local de estágio bem como às práticas e atividades que se teve com o grupo de crianças, no campo da relação à comunicação e ao gosto por contar e ouvir histórias.porEducação Pré-EscolarLiteraciaLinguagem oralLinguagem escritaLiteratura infantilEstratégias pedagógicasEstratégias de leitura para crianças de 5/6 anos: uma abordagem à leitura, à escrita, à literacia e ao desenvolvimento comunicativamaster thesis201068346