Silva, MarceloAndrês, AdelinaMorais, José C.2025-01-282025-01-282024-12-31Silva, M., Andrês, A., & Morais, J. C. (2024).http://hdl.handle.net/10400.26/54044A autoavaliação institucional no Brasil é um processo reflexivo que envolve a comunidade académica; coordenado pela Comissão Própria de Avaliação; conforme a Lei n.º 10.861/2004. Este estudo analisa a sua influência da autoavaliação institucional no planeamento estratégico do Instituto Federal de Educação; Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Adotando uma metodologia mista; exploratória; bibliométrica e documental; combinando abordagens qualitativas e quantitativas; foi realizado um inquérito por questionário a servidores da Instituição. Os resultados mostram que a autoavaliação institucional é reconhecida como essencial para o planeamento estratégico; mas as ações dos gestores atendem parcialmente ao Plano de Desenvolvimento Institucional e a relatórios de auatoavaliação. Propõe-se para pesquisa futuras; um framework alinhado ao planeamento estratégico para gerar indicadores robustos; aprimorar decisões estratégicas e tornar as intervenções mais eficazes nas diretorias e pró-reitorias.porautoavaliação institucionalplano de desenvolvimento institucionalplaneamento estratégicoPLANEAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DE MATO GROSSOjournal article10.58086/s469-qv51