Silva, PauloMagalhães, AlexandreCosta, Teresa de Andrade Dias da2017-10-272017-10-272017-03http://hdl.handle.net/10400.26/19149Nos dias que correm o lettering está presente em diversos suportes tais como, digitais, impressos ou até mesmo obras de arquitetura. Trata-se de um elemento que ajuda a definir a identidade cultural de um lugar. A construção desta tipografia tem como ponto de partida um artefacto tipográfico, enquadrado no espaço publico, presente na arquitetura do centro histórico de Évora, o Café Arcada que podemos encontrar na Praça do Giraldo. A Tipografia enquadra-se na família das góticas que remonta a meados do século XII. Esta tipografia também tem como inspiração o estilo Art Déco. Este movimento artístico de vanguarda, no que diz respeito á tipografia caracteriza-se pela inserção de elementos tipográficos nos próprios edifícios. Pode-se observar a tendência do uso de letra condensada principalmente as letras “A” e “V” terminadas em ângulos bastante agudos, a utilização do “O” em círculos perfeitos, os elementos horizontais de letra bastante subidos. Este tipo de letra foi contruído com o objetivo de dar uma nova abordagem do lettering que faz parte do património histórico e cultural do lugar, onde este já é reconhecido e a ajuda a identificar o lugar, para propor uma apropriação tipográfica renovada e reavaliada dos conceitos de identidade e legibilidade.Nowadays, lettering is present in several supports such as, digital, printed or even architectural design. This element f cultural identity that helps to define the constitution of places, affecting emotionally the public and their relation with a place. The construction of this typography begins with a typographical object framed in a public space and insert dom the architecture of the emblematic lace, Café Arcada in Praça do Giraldo in Évora. This typography inserts in the gothic family that goes back to the XII century, also is inspired by the Art Déco style. This artistic vanguards’ movement, as concerns typography in characterized by the insertion of typographic elements in the buildings. It can be observed the trend of Condensed letter use, in particular the letters “A” and “V” ends in a very acute angle, the use of “O” perfect circles, the horizontal elements of a very ascendant letters. The intention of making this typeface is to reuse a lettering that is already part of historical and cultural patrimony, and that is know as the identity of mentioned place, is to propose a typographic appropriation that is renewed and reassessed to the concepts of identity and legibility.porTipografiaArquiteturaMovimentos artísticosTipo de letraArcada condensed: construção de um alfabeto tipográficomaster thesis201744198