Santos, LeonorPinto, Jorge2018-02-272018-02-272016-01Santos, L. & Pinto, J. (2016). Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunos: potencialidades e tensões. In C. Cavaco, N. Alves, P. Guimarães, C. Dierendonck, P. Alves, A. Machado, P. Rodrigues, M. Marques & C. Paulos (Orgs.). Évaluations et aprentissages: Actes do 28ème Colloque de L'ADMEE-Europe (pp. 182-184). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade.978-989-20-6591-5http://hdl.handle.net/10400.26/21592De forma a ser possível ao professor na sala de aula desenvolver práticas de avaliação formativa, potenciadoras de aprendizagem (Black & Wiliam, 2003), é necessário enquadrá-las na prática profissional institucionalmente estabelecida. Mas a articulação entre práticas de avaliação sumativa e formativa (APASF) é complexa (Bennett, 2011) e carece de ser aprofundada (Taras, 2005).porArticular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunospotencialidades e tensõesbook part