Oliveira, Élio2022-12-072022-12-072022http://hdl.handle.net/10400.26/42584O trabalho que seguidamente se apresenta coloca a tónica na gestão da comunicação de emergência e a respetiva articulação com os media, por parte dos Bombeiros enquanto Agentes de Proteção Civil. Teve como motivação e objetivos, ressalvar o excelente trabalho desempenhado diariamente pelos Bombeiros, que muitas vezes, por falta de estratégias de comunicação e/ou de relações profícuas com os Órgãos de Comunicação Social o colocam a perder. Este vazio na estratégia comunicacional foi identificado na consulta de bibliografia legislativa e, nos manuais de boas práticas em sede de combate que, se constituiu como base metodológica do trabalho. Não é percetível no documento que norteia a atividade dos Bombeiros, o Sistema de Gestão de Operações, qualquer menção a esta relação, que cada vez mais, fruto da velocidade de circulação da informação, encurta antes da fase IV. Foi proposto neste trabalho: i) adaptação de um modelo utilizado em países anglo saxónicos; ii) elaboração de uma Norma de Execução Permanente; iii) criação de uma célula de assessoria de impressa e relações públicas. Em síntese, este trabalho propõe a uniformização da linguagem e a transversalidade a todo o território, no que, à relação entre os Bombeiros e os Órgãos de Comunicação Social concerne.porInformação, Planeamento, Estratégia, Comunicação SocialGestão da Comunicação de Emergência e Articulação com os Media. Bombeiros, Relacionamento com os “Media” e Assessoria de Imprensa, do “status quo” ao ideal.master thesis203239857