Pereira, DeborahCarvalho, Pedro2024-11-122024-11-122024-09-13http://hdl.handle.net/10400.26/52770Este relatório tem como propósito descrever detalhadamente o percurso do professor/estagiário ao longo do ano letivo de 2023/2024, no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, oferecido pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. Nele, enfatiza-se a relevância do estágio para o crescimento académico e profissional do professor/estagiário, destacando como essa experiência prática complementa os conhecimentos teóricos adquiridos durante o mestrado. O relatório explora os desafios enfrentados e as superações alcançadas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, dividindo-se em quatro partes principais para proporcionar uma visão abrangente do estágio. A primeira parte foca na dimensão profissional, social e ética, discutindo o contexto específico do ensino e a interação com alunos, colegas e a comunidade escolar. Esta secção aborda questões de ética profissional, os objetivos do estagiário e o ambiente social da escola. A segunda parte concentra-se no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, detalhando o planeamento das aulas, as estratégias de ensino utilizadas e os métodos de avaliação aplicados. Inclui reflexões sobre a eficácia das práticas pedagógicas adotadas e como estas contribuíram para o desenvolvimento dos alunos. A terceira parte trata da participação na escola e da interação com a comunidade escolar. Descreve as atividades extracurriculares, a colaboração com outros professores e a participação em eventos escolares, destacando a importância de se integrar plenamente no ambiente escolar e de contribuir para a vida comunitária da escola. Finalmente, a quarta parte refere-se ao desenvolvimento profissional contínuo, com ênfase na investigação sobre um tema relevante para o contexto de ensino do estagiário. Esta secção explora como a investigação conduzida ao longo do estágio contribuiu para a melhoria das práticas de ensino e para o desenvolvimento profissional do professor/estagiário, promovendo uma atitude de aprendizagem contínua e reflexão crítica sobre a prática docente.porEstágio pedagógicoEstudante estagiárioEducação físicaLecionaçãoAprendizagemRelação entre o índice de massa corporal, sexo, idade e componentes de aptidão física em alunos do 3.º ciclo e secundáriomaster thesis203720520