Gomes, Maria LauraRodrigues, Rita NevesSantos, PauloRato, VirgílioM. L. Martins, Fernando2023-09-292023-09-292022http://hdl.handle.net/10400.26/46880A literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas.por1.º Ciclo do Ensino BásicoLiteracia EstatísticaInterdisciplinaridadePrimary SchoolStatistical literacyInterdisciplinarityOrganização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEBjournal article