Dores, Maria AugustaSoares, Paula2019-05-072019-05-072016-10-26http://hdl.handle.net/10400.26/28437A arte da dança, especificamente o Ballet, sempre me fascinou e é algo que conheço já que frequentei durante alguns anos, aulas de Ballet no Conservatório de Setúbal. A aluna do nosso estudo tem 18 anos, é portadora de Trissomia 21 e desde muito pequena pratica Ballet. Segundo Vargas (2003:1), a dança “(…) ajuda a desenvolver a personalidade de maneira equilibrada, propícia a aquisição de conhecimento, conceituação, entendimento e aceitação do próprio indivíduo”. O objetivo do nosso estudo foi identificar o impacto do Ballet na qualidade de vida de uma criança/adolescente com trissomia 21, dos 6 aos 18 anos. O tipo de estudo foi qualitativo consubstanciado num estudo de caso longitudinal dos 6 aos 18 anos. A técnica de recolha de dados utilizada foi a análise documental e os instrumentos construídos foram as grelhas de análise que utilizámos no tratamento dos dados dos 27 relatórios, cuja análise foi a base do nosso estudo. Como resultados a nossa investigação permite-nos referir que o ballet teve impacto a nível físico, emocional e social na qualidade de vida da Branca. Porém os resultados também nos permitem deixar como recomendações a continuação de apoio individualizado, sempre que necessário, não esquecendo a sensibilidade da aluna ao reforço positivo já que estamos perante uma adolescente com trissomia 21.porTrissomia 21DançaInclusãoO ballet na trissomia 21master thesis201555700