Dias, ÁlvaroGrandvaux Guint Barbosa, Raquel2018-02-272018-02-272018-01-252018-01-16http://hdl.handle.net/10400.26/21600Partindo do pressuposto que o público em geral tem um orçamento limitado fruto dos rendimentos obtidos das suas atividades (recursos financeiros), terá que obrigatoriamente tomar uma das seguintes decisões quanto à sua utilização: consumo ou constituir poupança. Este estudo tem como principal objetivo tentar compreender o porquê de alguns consumidores e famílias conseguirem efetuar decisões de compras mais lógicas e acertadas do que outros. Os dados da presente dissertação foram obtidos através da aplicação de um questionário online – Google Forms - partilhado a partir da aplicação Facebook e também enviado por email, a um universo de 196 indivíduos com diferentes níveis de escolaridade e fontes de rendimento, com idade igual ou superior a 21 anos. Os resultados obtidos foram: 1 - Quanto mais irracionais os indivíduos forem nas suas tomadas de decisão de compra, menos alfabetizados financeiramente o são. 2 - Quanto mais irracionais os indivíduos forem nas suas tomadas de decisão de compra, menos capacidade de poupança terão. 3 - Quanto mais materialistas os indivíduos forem, mais propensões têm de ter um comportamento compulsivo nas compras. 4 - Quanto mais analfabetos financeiramente os indivíduos forem, maior será a propensão destes não gerarem poupança.pordecisão irracional; comportamento compulsivo; iliteracia financeira; materialismo; capacidade de aforroAssimetria da Informação na Tomada de Decisão de Compra. Tomada de Decisão de compra irracional e capacidade de aforromaster thesis201865602