Fonseca, José Manuel daBaldaia, João Tiago Queirós2016-03-022016-03-022016-02-15http://hdl.handle.net/10400.26/11528O constante aumento dos custos operacionais via inflação e custo de matéria prima ou acabada, faz com que as empresas tomem medidas para evitar todo o tipo de desperdícios rentabilizando ao máximo a sua cadeia de valor. A filosofia Lean foi uma das formas encontradas para identificar e eliminar alguns desses desperdícios, melhorando o processo produtivo, possibilitando uma maior certeza na aplicabilidade de macro-estratégias, reduzindo os custos operacionais, criando espaço para a adoção de estratégias que impulsionem a vantagem competitiva diante dos restantes players do sector. A aplicabilidade do Lean é inerente a todos os sectores, um dos sectores por mim trabalhados foi a área de reatil e serviços. Nesta área pretende-se que as atividades e artigos cheguem ao cliente final com o mínimo de desperdício possível, agregando o máximo valor tendo em vista a margem de lucro por SKU´s (artigo). Algumas das ferramentas da metodologia Lean Kaizen encaixam neste sector possibilitando numa primeira fase a identificação de oportunidades, criação de fluxo de valor mais dinâmico, realização de planeamento, padronização e normalização processo produtivo, otimizando ao máximo os processos. A presente dissertação tem como objetivo mostrar algumas das ferramentas mais comuns da filosofia Lean com aplicabilidade em Retail, explorarando a melhoraria de processos nas principais atividades dentro de uma superfície comercial. Com o presente trabalho foi analisado o processo antes da aplicação da filosofia Lean e seus desperdícios operacionais, e consequente implantação e mudança cultutral com a aplicação da filosofia e ferramentas Lean/Kaizen. Comprovando-se uma redução visível de custos e lead time na cadeia de atividade.The competitiveness between companies and the excessive price of the procedures that customers do not want to pay means that companies take steps to avoid any type of waste, maximizing the value chain. The Lean philosophy was one of the ways found to identify and eliminate some of these wastes, improving the production process in the value chain, providing greater certainty in the applicability of macro-strategies, reducing operating costs thereby creating space for the companies adopt strategies and directions to become more competitive. The applicability of Lean is inherent to all areas and sectors. One area and the one worked for me was the area of services (retail), the goal is that the activities and products reach the customer with the least possible waste, maximizing the profitability. Some of the lean tools fit into the retail sector, identifying the so-called wastes, creating more dynamism in the workflow and work sequences, optimizing the value chain. This work aims to show some of the most common tools of Lean philosophy with applicability in Retail. This dissertation aims to improve performance in activities within a shopping center, with involvement from the arrival of the item to the dock until the acquisition by the customer. The present dissertation it was designed in order to analyze the process before and after the lean application in the shop floor with special attention to the procedural wastes, sometimes invisible to the high management and operators After the application of the methodology it was proven that it´s possible to reduce costs and lead-time from the value chain!porLeanRetailServiçosAplicação de Conceitos Lean em Retailmaster thesis201063379