Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosMendes, Tomás de Moura2020-12-212020-12-212020-12-18http://hdl.handle.net/10400.26/34414O presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir e aprofundar diversas temáticas relacionadas com a Educação. Contempla momentos variados vivenciados no terreno, durante os estágios I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, findado em 2020. Este documento divide-se em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo agrupa dez relatos de aulas ou atividades que considerei pertinentes e interessantes. Neste inserem-se atividades e aulas lecionadas por educadores, professores e colegas estagiários. O segundo capítulo reúne oito planificações de aulas lecionadas por mim, assim como a respetiva fundamentação teórica dos recursos utilizados e das estratégias definidas. O terceiro, e penúltimo, capítulo contempla quatro dispositivos de avaliação, dois na Educação Pré-Escolar e dois no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básica, e, ainda, o respetivo enquadramento teórico. O último capítulo, ou seja, o quarto, assenta numa proposta de trabalho de projeto intitulado de “Compostar, uma maneira de Reutilizar”. Este projeto tem como principal objetivo a promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Por fim, apresento as considerações finais deste Relatório, manifestando aquilo que aprendi e cresci ao longo desta etapa formativa dos últimos anos.porrelatórioensino do 1º ciclo do ensino básicoeducação pré-escolarRelatório de Estágio Profissional I, II, III e IVmaster thesis202559980