Leandro, Ana Lisa Gomes da Cruz2013-04-152013-04-152013-04http://hdl.handle.net/10400.26/3921Advindo da minha experiência como professora de Educação Física conjugada com a aquisição da formação em Educação Especial, despertei uma sensibilidade que me levou a desenvolver uma atenção extra que me ajuda a sinalizar problemas psicomotores nos meus alunos. Com o tempo fui reparando que alguns alunos, apesar de não apresentarem qualquer tipo de deficiência motora ou psíquica declarada, e sem perceberem porquê, "tropeçavam" no próprio corpo ao tentarem executar alguns dos exercícios propostos. Esses alunos eram, quase todos, disléxicos. O sujeito deste estudo de caso foi submetido a uma avaliação psicomotora, através da aplicação da BPM (Bateria Psicomotora), uma avaliação linguística, através da aplicação da PADD (Prova de Análise e Despiste da Dislexia) e a um Programa de Reeducação Psicomotora com vista à recuperação da Dislexia. Após este programa realizaram-se novas avaliações psicomotora e linguística. Os resultados obtidos neste estudo de caso corroboram os escassos dados da literatura científica, demonstrando claramente uma forte correlação entre a psicomotricidade, a cognição e a linguagem. Verificou-se que jovens com este tipo de necessidade educativa especial podem apresentar alterações no seu perfil psicomotor, alterações essas que poderão vir a ser superadas com um adequado plano de intervenção elaborado por uma equipa multidisciplinar.porNecessidades educativas especiaisDislexiaPsicomotricidadeDificuldade de aprendizagemContributo da reeducação psicomotora para ultrapassar as dificuldades de aprendizagem de um aluno com dislexiamaster thesis