Gomes, ElisabeteBarba, Maria Geraldes2016-12-072016-12-072016-11-03http://hdl.handle.net/10400.26/16641O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi centrada numa turma de 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema o Movimento da Escola Moderna em Portugal e a sua implementação numa escola particular do 1º CEB. Resulta na análise crítica das práticas realizadas junto dos alunos durante o período de realização da Prática de Ensino Supervisionada e tem como objectivo a procura de resposta às questões de investigação que se centravam na implementação, por parte da autora, deste modelo pedagógico, no que diz respeitos aos seus princípios fundamentais. A metodologia selecionada para o estudo assentou essencialmente no recurso a instrumentos de carácter qualitativo na recolha de dados, selecionado a observação, a análise do diário de bordo enquanto notas de campo e análise e tratamento de diversificada documentação disponibilizada pela escola-alvo. Socorreu-se também, à aplicação de um questionário, em formato de entrevista semiestruturada, ao docente cooperante no intuito de descrever e refletir sobre as atividades pedagógicas realizadas com as crianças em contexto de sala de aula, pela professora em estágio. Inicialmente procedeu-se a um levantamento teórico sobre a temática e o seu desenvolvimento em Portugal à luz da visão de vários autores que fundamenta o quadro conceptual deste trabalho.porEnsino BásicoMovimento da Escola ModernaCooperaçãoParticipação DemocráticaSistemas de ComunicaçãoOs principios do Movimento da Escola Moderna numa turma de 4º ano do 1º CEB que adopa o MEMmaster thesis201362783