Mourato, JoaquimGomes, Alexandra Carla Nunes2015-12-162015-12-162011-06http://hdl.handle.net/10400.26/10503Tendo por objectivo genérico compreender, em Portugal, como são geridas as empresas a operar no negócio da música clássica (tema, até onde vai o nosso conhecimento, ainda pouco explorado), neste trabalho recorre-se ao estudo de caso da Orquestra Metropolitana de Lisboa (gerida pela Metropolitana) como exemplo ilustrativo dessa gestão. Assim, o objectivo específico é retratar a gestão de uma orquestra portuguesa, traçar os seus pontos fortes e fracos e procurar oportunidades de melhoria na sua gestão. O trabalho é realizado através de uma contextualização teórica inicial que abrange, entre outros, temas como as indústrias culturais, o negócio da música clássica (e os seus vários intervenientes) e a gestão de organizações sem fins lucrativos (como é o caso da Metropolitana); e da realização do trabalho empírico (estudo de caso) com recurso a entrevistas e questionários. Os resultados mostram que, entre outras características, na gestão desta orquestra, apesar da sua grande carência no que toca a recursos financeiros, é tido em conta o público, os mecenas (e outros apoios), é dada importância à inovação, e a preocupação com o bem-estar profissional dos recursos humanos é bastante visível. Por outro lado, os desafios enfrentados são semelhantes àqueles apontados pelas organizações sem fins lucrativos.porNegócio da música clássicaIndústrias CulturaisPúblicoMecenasOrquestraGestãoO negócio da música clássica em Portugalo caso da gestão da Orquestra Metropolitana de Lisboamaster thesis201432161