Henriques, Helder2012-04-162012-04-162010http://hdl.handle.net/10400.26/2077O principal objectivo deste trabalho é apresentar o percurso identitário do professor do ensino liceal portalegrense António Raúl Galiano Tavares, assim como as representações construídas sobre o tipo de ensino em que participava. Para o efeito recorremos a um conjunto de referências teóricas que analisam a condição de professor ao longo da história. Seguimos de perto as abordagens construídas por António Nóvoa (1988; 1994; 1995), Rogério Fernandes (2004), Maria João Mogarro (2001), João Barroso (1995), entre outros autores. Utilizaremos a crítica histórica como metodologia que permite validar o nosso discurso. O corpus documental é constituído por quatro níveis de análise: documentos de arquivo (do antigo Liceu); imprensa regional e local; imprensa pedagógica; e documentação pessoal. No fundo, pretende-se estabelecer um diálogo entre a vida de um homem, na sua condição de professor, os seus alunos, a comunidade envolvente e a representações que construiu sobre a sua própria actividade profissional.porprofissãoprofessoridentidadehistória localhistória da educaçãoliceuAntónio Raúl Galiano Tavares (1897-1964): o perfil de um educadorAntónio Raúl Galiano Tavares (1897-1964): educator profileconference object