Figueiredo, Paulo Alexandre AlvesGavinho, Elsa Maria da Conceição CorreiaAlmeida, Inês Carvalho de2024-04-232024-04-232023http://hdl.handle.net/10400.26/50699Este trabalho incide na realização de um estágio internacional de quatro meses, nas Ilhas Maurícias, numa empresa de animação turística, Kite Globing, com diversos serviços e atividades em meio aquático, de forma a desenvolver competências no âmbito da intervenção técnica, desenvolvimento de projetos e realização de um pequeno trabalho de investigação. O setor do Turismo apoia-se na existência e na exploração de recursos – naturais, culturais e humanos – e como tal, pode provocar grandes alterações nos locais onde se desenvolve. De forma a atender às necessidades dos visitantes e do mesmo modo, preservar as potencialidades e melhorar as vulnerabilidades do espólio cultural e ambiental dos territórios, tem-se verificado a necessidade de repensar o Turismo, nomeadamente em formatos mais relacionados com a sustentabilidade, e em especial com o meio ambiente. Acrescentando uma nova tendência, de que os turistas não procuram tanto os produtos turísticos de massa, indo mais ao encontro de outras experiências mais autênticas, e mais ligadas ao meio ambiente, pretende-se neste estágio adquirir mais competências no âmbito do Turismo Ativo, Turismo de Experiências, Turismo Sustentável e, das experiências turísticas associadas à sustentabilidade, e à educação e sensibilização ambiental, através dos operadores turísticos. Destaca-se assim como propósito deste trabalho a exploração da relevância da Experiência Ativa como meio de sensibilização ambiental no contexto empresarial e no setor do Turismo Ativo e de Experiências. O relatório de estágio terá a seguinte estrutura: (a) introdução; (b) enquadramento teórico associado à Experiência como Valorização de Produtos Turísticos Estratégico; (c) Caracterização do Território e Oferta Turística das Ilhas Maurícias e da Kite Globing; (d) Estágio na Kite Globing; (e) Metodologia de investigação; (f) Elaboração de Proposta de desenvolvimento estratégico; (g) Conclusão e (h) Referências bibliográficas. Através destes pontos, o estudo deteta em conjunto de produtos e recursos intrínsecos, a oferta turística já existente, e o que poderá possivelmente ainda ser explorada, aspirando a apresentação de melhorias ou propostas que desenvolvam a atividade turística da empresa e respetiva sustentabilidade ambiental no território.This work focuses on carrying out a four months international internship, based in Mauritius, in a tourist entertainment company with various services and activities in the marine environment in order to develop skills in the scope of technical intervention, project development and carrying out a small investigation work. The Tourism sector relies on the existence and exploitation of resources – natural, cultural, and human – and as such, it can cause major changes in the places where it develops. In order to meet the needs of visitors and, in the same way, preserve the potential and improve the vulnerabilities of the cultural and environmental assets of the territories, there has been a need to rethink Tourism, namely in formats more related to sustainability, and in especially with the environment. Adding a noticeable trend that nowadays tourists are not looking for mass tourism products so much, going more towards other more authentic experiences, and more connected to the environment, it is intended at this stage to acquire more skills in the field of Tourism. Active, Experienced Tourism, Sustainable Tourism and tourism experiences associated with sustainability, and education and environmental awareness through tour operators. The purpose of this work is to explore the relevance of Active Experience as a means of raising environmental awareness in the business context and in the Active Tourism and Experiences sector. The internship report will have the following structure: (a) Introduction; (b) Theoretical framework associated with the Experience as Value of Tourism Strategic Products; (c) Characterization of the Territory and Tourism Offer of Mauritius and Kite Globing; (d) Internship at Kite Globing; (e) Research methodology; (f) Elaboration of a Strategic Development Proposal; (g) Conclusion and (h) Bibliographic references. Through these points, the study detects the set of products and intrinsic resources, which touristic offers already exists and what could possibly still be explored, aspiring to present improvements or proposals that would develop the company's tourist activity and respective environmental sustainability in the territory.porExperiênciaSensibilizaçãoAmbienteMauríciasKite GlobingExperienceAwarenessEnvironmentMauritiusA relevância da Experiência Ativa como meio de sensibilização ambientalmaster thesis203546121