Almeida, José Maria deJoana Leiria Alves da Costa Corvo2025-09-082025-09-082025-07-22http://hdl.handle.net/10400.26/58606O presente relatório documenta o percurso formativo realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. Desenvolvido ao longo de quatro semestres em contextos escolares distintos, o estágio permitiu a aplicação crítica de conhecimentos teóricos em situações reais de ensino, potenciando o desenvolvimento de competências didáticas, relacionais e reflexivas essenciais ao exercício profissional. A metodologia adotada neste relatório é de natureza qualitativa, recorrendo à recolha de dados em contexto educativo nas escolas onde decorreu o estágio, através de dois instrumentos principais: a observação e a análise documental. O relatório estrutura-se em quatro capítulos centrais: (i) Relatos de Estágio, que descrevem e analisam experiências de observação significativas e de intervenção direta em diferentes níveis de ensino; (ii) Planificações, que evidenciam o planeamento pedagógico de aulas concebidas com base em metodologias ativas e adaptadas às necessidades dos alunos; (iii) Dispositivos de Avaliação, que ilustram práticas de avaliação diversificadas, com destaque para a avaliação formativa e a regulação das aprendizagens; e (iv) Proposta de um Trabalho de Projeto, centrado no desenvolvimento da leitura e da escrita criativa no 6.º ano do 2.º ciclo, como resposta a necessidades identificadas na prática letiva. Através de uma abordagem fundamentada e contextualizada, o relatório assume-se como expressão de uma prática pedagógica comprometida com uma docência humanizada, crítica e responsiva. As experiências vividas e analisadas confirmam a importância da supervisão pedagógica, do trabalho colaborativo e da construção de uma identidade docente sustentada na reflexão e na ética profissional. Este documento constitui, assim, uma síntese do processo de crescimento enquanto professora, marcada pelo envolvimento, pela escuta, pela investigação e pela crença na educação como espaço de transformação.porrelatórioensino do 1º ciclo do ensino básicoensino do 2º ciclo do ensino básicoportuguêshistóriaRelatório de Estágio Profissional I, II, III e IVmaster thesis203998626