Brandão, NunoLopes Costa, JoséAgostinho, Miguel Angelo2014-12-152014-12-152014-02-21http://hdl.handle.net/10400.26/7242O Capital Intelectual é considerado, atualmente, um dos mais importantes ativos de uma organização, quer no desenvolvimento e criação de valor quer na obtenção de vantagem competitiva. Por outro lado, a inovação tem sido encarada como um fator essencial para a competitividade das organizações mas, para que esta ocorra é necessário que haja, em primeiro lugar, criatividade, condição essencial e precursora da inovação. Deste modo, torna-se importante compreender os diversos fatores que promovem o desempenho criativo dos colaboradores numa organização. Com o presente estudo pretende-se aferir a relação existente entre os elementos que constituem o Capital Intelectual de uma organização, a PT Inovação, e a criatividade dos seus colaboradores, demonstrando que estes elementos são essenciais para fomentar a criatividade, recurso este que, paralelamente ao conhecimento, é cada vez mais necessário para ajudar as organizações a enfrentar os desafios competitivos da atualidade, tirar maior partido das oportunidades que surgem, melhorar a resolução de problemas e melhorar a eficiência organizacional. Para o efeito, foram consideradas quatro dimensões de Capital Intelectual (Capital Individual; Capital de Equipa; Capital de Processos; Capital de Clientes).porCriatividadeCapital IntelectualConhecimentoInovaçãoCompetitividadeO Impacte da Gestão do Capital Intelectual na Criatividade Organizacional - Estudo de Caso: PT Inovaçãomaster thesis201950715