Festas, I.Sara, Ferreira2022-05-032022-05-032022-05-01Festas, I., & Ferreira, S. (2022)http://hdl.handle.net/10400.26/40366Atendendo à importância das estratégias na composição escrita, no presente trabalho procurou-se estudar de que modo elas são contempladas no currículo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. Através da análise deste documento curricular, verificou-se que essas estratégias ocupam um lugar significativo nos primeiros três ciclos de escolaridade. No entanto, nem sempre o modo como as mesmas estão representadas e sequenciadas obedece a princípios consagrados pela investigação na área. Algumas merecem pouca ou nenhuma atenção, outras nunca são individualizadas, e parece não existir um princípio que presida à sua distribuição pelos diferentes anos. São apontados estudos futuros que devem aprofundar se estas limitações são colmatadas com outros aspetos do currículo e da prática pedagógica.porEscrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da EscritaAS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICOjournal article